i

Mencía: a novidade das castas espanholas

A cena internacional do vinho recebe uma novidade, que não é assim tão nova: o Mencía. Porquê, está a perguntar? Porque o Mencía é um recém-chegado ao mercado internacional, mas foi também uma das primeiras castas introduzidas na Península Ibérica. Descubra agora o que leva o Mencía a causar alvoroço.

 

Mencía: notoriedade recente

Alguns críticos de vinhos americanos pensam tê-lo descoberto, mas na verdade, é o herdeiro de uma longa tradição e já tinha sido referido por Plínio há dois mil anos. O Mencía é uma variedade de uva azul-violeta de pele grossa, com cachos compactos e uvas de polpa branca e forma oval. Produz vinhos delicados com notas de framboesa e mirtilo que lhe conferem uma cor grená brilhante, frescura, acidez e taninos. Inicialmente comparado ao Cabernet Franc, foi recentemente identificado como sendo a mesma variedade que o Jaen, na região portuguesa do Dão.

 

9 000 hectares de Mencía em Espanha

O Mencía está presente sobretudo na região de León (68% do total das plantações espanholas), de Zamora, Lugo e Ourense. É considerado casta principal em Valdeorras, Monterrei, Ribeira Sacra e Bierzo e encontra-se igualmente noutras apelações como Rias Baixas como variedade secundária. A sua superfície total em Espanha anda em redor dos 9 000 hectares. Uma das expressões mais bem sucedidas desta variedade vem de Bierzo, nascida em encostas íngremes com solos ricos em quartzo e xisto. O Mencía apresenta assim um caráter mineral pronunciado, com potencial para o envelhecimento, elegância e requinte. A apelação Ribeira Sacra também está incluída. Aí, o Mencía assume um papel crucial, mas os vinhos têm tendência a serem mais leves e mais frescos, saborosos e frutados, quase a lembrar os Borgonhas mais deliciosos.

 

Beber vinhos com base no Mencía

É entusiasmante descobrir vinhos e sabores novos. Sobretudo porque o estilo do Mencía é completamente diferente dos vinhos amadeirados, concentrados e com alto teor de álcool existentes noutras regiões quentes. A frescura é uma das suas principais características. Sirva-o com presunto ibérico, bochecha de porco grelhada servida com um molho leve, borrego de leite, pato assado...

Seja o primeiro a dar a conhecer o Mencía aos seus amigos!

 

 

Photo : © Igor Mojzes_Fotolia_60490782_S